Ads 468x60px

MANUAL "ALIMENTAÇÃO INTELIGENTE"

A DGS lançou alguns dias uma publicação que achei extremamente interessante..



Alimentação Inteligente - coma melhor, poupe mais”, que ora é publicada, constitui uma obra útil para especialistas e cidadãos. 

A Direção-Geral da Saúde, associa-se, naturalmente, à presente edição, umavez que a alimentação saudável representa uma frente de trabalho com absolutaprioridade.

Todos reconhecem que a alimentação equilibrada é, juntamente com a promoção do exercício físico, condição determinante para melhorar a saúde dos cidadãos, das famílias e da coletividade no seu conjunto. A ingestão de caloriasadequadas, menos açúcar, menos gorduras (especialmente as de origem industrial), e menos sal são receitas aparentemente simples mas de elevada complexidade na prática do dia-a-dia.

 Tem, por isso, toda a oportunidade, insistir em princípios, que podem ser considerados básicos, mas que são de observação indispensável. Como organizaro frigorífico? Como utilizar a roda dos alimentos? Que tomar ao pequeno--almoço? São questões simples, mas com respostas muitas vezes complexas, agora clarificadas nas páginas seguintes. 

Informar devidamente todos os cidadãos, conduzindo à elevação dos respetivos conhecimentos na perspetiva da adoção de escolhas promotoras de vidasaudável, são “cascatas” que não podemos ignorar num processo de literacia permanente que tem que ser impulsionado. 

Em última análise, a alimentação saudável assegura, comprovadamente, a redução de riscos evitáveis de doenças crónicas e, em consequência, contribui para a redução do burden da obesidade, da diabetes, de doenças cardio e cerebrovasculares e até de cancro. Isto é, permite reduzir a probabilidade de os portugueses morrerem “antes de tempo”, traduzida pela taxa de mortalidade prematura quese pretende melhorar.

 Francisco George 
Diretor-Geral da Saúde

0 comentários:

Enviar um comentário