Ads 468x60px

BRIGADEIRO DE CHOLOCATE

brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira, comum em todo o país. Nós, portugueses, também somos conhecedores deste doce e apreciadores. Miúdos ou graúdos, ninguém resiste a um brigadeiro. São fáceis e rápidos de preparar, e utilizando diferentes granulados ou outras coberturas, é uma sobremesa com um jogo de cores lindíssimo.

A origem do nome "brigadeiro" é desconhecida, não estando claro se o nome negrinho, usado no Rio Grande do Sul, antecede ou não o nome "brigadeiro". Uma história popularizada sobretudo a partir dos anos 1980 afirma que o nome seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes. Nos anos de 1946 e 1950, o militar se candidatou à presidência da República pela União Democrática Nacional. O candidato conquistou um grupo de fãs do Pacaembu, bairro de São Paulo, que organizaram festas para promover sua candidatura. O doce teria sido criado durante a primeira campanha do candidato à presidência, pela conservadora União Democrática Nacional, logo após a queda de Getúlio Vargas.
A guloseima feita de leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate tanto teria agradado que, numa das festas de campanha, teria sido feito o doce para arrecadar fundos. Há outras versões bastante similares a essa sobre a origem do nome do doce: mulheres do Rio de Janeiro, engajadas na candidatura de Gomes, faziam "negrinhos" que vendiam para ajudar o fundo de campanha; outros diziam que Heloísa Nabuco, de tradicional família carioca que apoiava o brigadeiro, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido. Como as festas dos correligionários e cabos eleitorais eram muito disputadas pela população, estes logo começaram a chamar os amigos para irem comer o "docinho do brigadeiro". Com o tempo, o nome "brigadeiro" teria sido dado ao doce (mais tarde, feito com leite condensado). Apesar do apoio recebido, a eleição foi vencida pelo então general Eurico Gaspar Dutra.

Retirado de: Wikipédia


INGREDIENTES (15 a 20 brigadeiros):
  • 1 lata de leite condensado, 1 c.sopa de margarina, 3 a 4 c.sopa de chocolate em pó, granulado de chocolate, óleo para untar as mãos.
PREPARAÇÃO (30 minutos + 1hora para arrefecer):
  1. No fundo de um tacho, coloque a margarina a derreter;
  2. Em seguida, junte o leite condensado à margarina, seguido do chocolate em pó;
  3. Envolva bem todos os ingredientes e reduza o lume, por forma a que o leite condensado coza sem queimar;
  4. Quando a mistura se descolar do fundo e mudar de aspecto, retirar do tacho e passar para um prato ou recipiente untado com óleo e levar ao frigorífico pelo menos 1 hora;
  5. Untar as mãos com um pouco de óleo e fazer bolinhas com o preparado;
  6. Passar pelo chocolate granulado e servir em forminhas de papel.
Nota: as forminhas de papel compro no Deborla, tem um sem fim de acessórios deste género lindissimos :p








1 comentários:

cozinha100segredos disse...

Nas festas é um doce que desaparece num abrir e fechar de olhos! Beijinhos

Enviar um comentário