Ads 468x60px

CALDO DE MARISCO COM OVO ESCALFADO AROMATIZADO COM BOLACHAS DE PARMESÃO

Escolhi esta receita para participar no passatempo que está a decorrer no Blog Limited Edition,  o passatempo "5 sentidos com a Alecrim aos molhos". O passatempo pede que confeccionemos uma receita que traga até nós um dos 5 sentidos, Visão, Olfacto, Paladar, Tacto e Audição.

E porquê esta?! Porque "comi a receita literalmente com os olhos" :)

Nunca a tinha preparado e inspirei-me na receita de aveludado que a Chef Marlene apresentou no programa Chef's Academy.. sem precisar do meu palato e do meu olfacto ao ver o programa de culinária na televisão, sabia que este prato tinha a combinação perfeita de sabores.. 



Não lhe pude tocar mas como achei que não ia gostar da textura do aveludado resolvi preparar um caldo e "aportuguesar" a receita... se a sopa não engrossa adiciona-se massa, é uma velha técnica da minha mãe :) e desta forma conseguia dar um pouco mais de corpo ao caldo...
Só utilizei cascas de camarão para a base do caldo mas ficou muito saboroso...e foi a oportunidade perfeita para utilizar um dos prémios que o Blog recebeu este Natal, do Mary Ideas, as bolachas de parmesão que são qualquer coisa de divinal..

A determinada altura já nem precisava de ouvir o que estavam a dizer a Chef e os alunos...limitei-me a ver os ingredientes que estavam a ser utilizados e a forma como estava a ser confeccionado o prato..

O meu resultado final foi um delicioso caldo...foi a primeira vez que resolvi arriscar e preparar uma sopa diferente mas já estava farta das tradicionais sopas com recurso a varinha mágina :p é o que acontece quando "comemos com os olhos!"  :)




INGREDIENTES (2 pessoas):

  • cascas de 300g de camarão, 1/2 cebola pequena laminada, 1 cenoura pequena, 1 dente de alho, 1 pequeno pedaço de alho francês, coentros picados q.b., 4 bolachas de parmesão Mary Ideas, 1 1/2 mão de massa cotovelo pequena, 1 colher de sopa de polpa de tomate, 1 ovo, pimenta, sal e piri-piri q.b.
PREPARAÇÃO (25 minutos):
  1. Comece por refogar as cascas de camarão num fio de azeite;
  2. Adicione em seguida todos os legumes, a polpa de tomate e a água, apenas até cobrir os legumes e as cascas;
  3. Deixe ferver durante 15 minutos;
  4. Rale tudo com ajuda da varinha mágica e com um coador, coe o caldo das cascas;
  5. Leve o caldo novamente ao lume e adicione a massa;
  6. Prove e rectifique o tempero de sal, temperando com um pouco de pimenta e piri-piri;
  7. Quando a massa estiver praticamente cozida, adicione o ovo (que deve estar no frigorífico até ao momento em que é escalfado) e deixe escalfar cerca de 3 minutos;
  8. Retire do lume e sirva com coentros picados, um fio de azeite e as bolachas partidas em croutons.










...Escusado será dizer que para mim
este caldo é uma alusão ao sentido da Visão...

1 comentários:

Anónimo disse...

obrigada pela tua particiapçao! fiquei com água na boca... adoro caldos de marisco. beijinhos

Enviar um comentário