Ads 468x60px

10 RECEITAS RÁPIDAS PARA UNIVERSITÁRIOS

Neste regresso às aulas achei estas sugestões fantásticas e decidi partilhar :)
A sugestão é do Expresso mas acho a ideia bastante original...se as receitas sugeridas tivessem imagens acho que seriam ainda mais apelativas..






Há fast food saudável: comida barata, fácil de fazer e cheia de vitaminas. Já não há desculpas para se alimentar mal.


Atum com feijão-frade

Para quando está desesperado com fome. Ponha um ovo a cozer, abra as latas de atum e de feijão-frade e deixe escorrer bem. Deite-os num prato fundo, junte o ovo partido e tempere com azeite e vinagre. (Se gostar, pode acrescentar um pouco de cebola e coentros picados) BÓNUS: o feijão-frade é rico em ácido fólico que ajuda a produzir glóbulos vermelhos e a cuidar do bom funcionamento do cérebro.

Carne à bolonhesa

Faça um refogado com azeite, cebola e alho picados. Quando ganharem cor, junte cogumelos frescos ou de lata, e deixe refogar um pouco. Acrescente a carne picada (150 gramas por pessoa) e quando ganhar cor, adicione polpa de tomate e vinho branco. Deixe cozinhar durante 20 minutos, mas verifique se a carne está cozida antes de desligar. Pode fazer uma quantidade que dê para mais refeições, congelar por doses e depois servir com esparguete, arroz, ou mesmo puré de batata. BÓNUS: os cogumelos têm vitamina D, responsável pela absorção de cálcio e magnésio (fundamental para dentes e ossos saudáveis), e vitamina B3, que converte os alimentos em energia.

Omeleta de queijo e fiambre

Deite um pouco de manteiga numa frigideira anti-aderente e quando estiver derretida, junte 2 ovos batidos e temperados com um pouco de sal. Espalhe um pouco de queijo e fiambre por cima e, logo que a base da omeleta esteja firme, dobre-a e vire-a para não queimar. Está pronta quando já não deitar líquido. Sirva com salada. BÓNUS: a vitamina A presente nos ovos é uma aliada para cabelos e pele saudáveis e cuida da sua visão.

Peixe cozido com ovo e brócolos

É o mais simples que há. Basta pôr água a ferver, e juntar o peixe, o ovo e os brócolos congelados. BÓNUS: peixe e brócolos são fontes de vitamina B6, essencial para manter o nível de glóbulos vermelhos e afastar sintomas de irritabilidade.

Bacalhau à Braz

Coza uma posta de bacalhau. Faça um refogado com cebola às rodelas, alho picado e azeite, junte o bacalhau desfiado e um pouco de mostarda, e deixe ganhar sabor. Acrescente batata-palha, misture bem com o bacalhau e junte 2 ovos batidos (sempre 2 por pessoa). Não deixe os ovos cozinharem demais, apague e polvilhe com salsa ou coentros. Pode substituir o bacalhau por frango desfiado ou alheira. BÓNUS: a vitamina B3 presente no bacalhau contribui para o bom funcionamento dos sistemas digestivo e nervoso e para uma pele luminosa. A vitamina A protege o corpo da atuação dos radicais livres. 

Caril de peixe

Faça um refogado com cebola picada e azeite. Junte coentros picados, uma colher de caril e uma embalagem de leite de coco (se não tiver, use leite normal). Quando ferver, junte os lombos ou medalhões de peixe. Em simultâneo, prepare arroz branco e deverão ficar prontos ao mesmo tempo. BÓNUS: o caril é rico em curcuma, da família do gengibre, que combate a inflamação das células e reduz o colesterol nas artérias.

Ovos mexidos com farinheira

Coza a farinheira durante 10 minutos. Abra-a e deite o recheio para uma frigideira anti-aderente. Junte 2 ovos batidos (com um pouco de mostarda), e envolva bem. Sirva com uma salada de alface, laranja e couve roxa. BÓNUS: a couve roxa declara guerra às úlceras gástricas e à asma, ajuda o cabelo a crescer mais depressa, e atua como laxante.

Arroz de salmão

Comece com um refogado de cebola picada e azeite, acrescente um pouco de salsa, polpa de tomate e vinho branco. Junte o salmão e, passados 5 minutos, acrescente água para fazer o arroz. Se recear que o salmão fique muito cozido, retire-o para um prato e junte-o ao arroz no final da cozedura. O importante é cozinha o arroz na água do salmão para ganhar sabor. BÓNUS: o salmão tem uma boa dose de cálcio, fundamental para dentes e ossos fortes, e é rico em vitamina A, poderosa no combate às infecções.

Esparguete com atum

Coza o esparguete em água abundante com sal. Quando estiver al dente, refogue alho picado e azeite, junte o atum (sem o líquido da lata), deixe ganhar sabor durante 1 ou 2 minutos, junte o esparguete bem escorrido, envolva, e polvilhe com salsa ou coentros. BÓNUS: os hidratos de carbono do esparguete evitam a quebra de energia e o atum é rico em magnésio que ajuda a melhorar o humor, dá energia e combate o stresse.

Salada de frango

Desfie o que sobrou de um frango assado e coloque numa saladeira com alface, ananás ou pêssego em calda (em pedaços), milho, couve roxa e nozes. Tempere com vinagrete ou azeite e vinagre balsâmico. Pode substituir o frango por atum ou salmão fumado, usar laranja ou kiwis, e juntar também queijo fresco. BÓNUS: o frango fornece-lhe vitamina B5, essencial para a formação das hormonas e o colesterol bom, e as nozes dão energia, protegem das dores musculares e facilitam a oxigenação do cérebro, graças às vitaminas B1 e E.

0 comentários:

Enviar um comentário